CONCRETO E SUA FUNCIONALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Home  /  Blog  /  CONCRETO E SUA FUNCIONALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

7 de agosto de 2018, Publicado por , em Blog,

O concreto descrito sob uma visão macroscópica é um material composto de duas fases: pasta e agregados. Para que essa mistura, em estado endurecido, apresente as propriedades mecânicas esperadas é necessário observar, dentre alguns fatores, o grau de hidratação do cimento.

 

          

 

            1-  A importância da  cura para o concreto

            A Cura é utilizada para intitular dois processos importantes ligados ao concreto.  A água é caracterizada de hidratação dentro do fato de reações simultâneas  dos compostos anidridos do cimento, onde a hidratação designa a cura. (KIHARA; CENTURIONE, 2005).

            No entanto, dá-se também o nome de cura ao conjunto de medidas com a finalidade de evitar a evaporação prematura da água necessária à hidratação do cimento, promovendo o desenvolvimento da resistência do concreto nas primeiras idades. Conforme Neville e Brooks (2013), além de manter o concreto saturado a cura pode, ocasionalmente, cumprir uma segunda função: a água perdida internamente pela auto dessecação deve ser substituída pela água do exterior, havendo o seu ingresso no concreto.

            O procedimento de cura tem papel importante na qualificação do concreto, visto que, ao inibir a saída de água para o meio externo, permite que a dosagem seja cumprida e, como conseguinte, o cimento é hidratado quase que em sua totalidade. Desse modo, o concreto obtido apresentará uma microestrutura menos porosa, mais resistente. Os ataques de fluidos nocivos se manifestam através de efeitos físicos, como no aumento da porosidade e permeabilidade, fissuração e lascamento (MEHTA; MONTEIRO, 1994).

 

 

            Importante marco para a construção civil brasileira, a norma NBR 15575 (ABNT, 2013), conhecida norma de desempenho, direciona as responsabilidades para cada elo da cadeia produtiva. Assim, todos os partícipes da produção habitacional são incumbidos de obrigações para que se atinja e se mantenha o desempenho pretendido durante o prazo de vida útil da edificação. E um dos fatores abordados é referente à durabilidade da estrutura, que vai desde a concepção do projeto, escolha dos materiais e execução do sistema construtivo até a manutenibilidade pelo proprietário.

            1-  A importância do controle de qualidade do concreto

            A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Modificando a proporção de água adicionada ou empregando aditivos, sua plasticidade é alterada, variando a deformação do concreto perante esforços.

            A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém-misturado que determina a facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser utilizado.

            O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.

 

Tags ,,,,,,,,,,,,,,,,, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *